terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ousadia



OUSADIA


Ouso sentir
a brisa em meus cabelos
nos fins das tardes
tranquilas e indolentes.


Ouso parar
e não fazer coisa alguma
e deixar que o tempo passe
sem temer perdê-lo
por razões absurdas.


Ouso silenciar
e embriagar-me de coisas ínfimas
e transformá-las em histórias
fantásticas e impossíveis.


Ouso sorrir
o riso terno, infantil,
e sem motivo.


Ouso chorar
e me entristecer eventualmente
ao sentir a dor necessária.


Ouso indignar-me
com a miséria triste
que devora o homem.


Ouso o prazer
de pisar meus pés à terra
e sentir minha respiração pulsar
e encher-me de plena vida.


Ouso celebrar
o encantamento da poesia
dos pássaros a dançarem
os finais das tardes.


Ouso ter fé
e crer no amor
e na humana capacidade
de descobrir o divino
dentro de nós.


Ouso seguir em frente
tendo como única direção
o infinito.


Ouso amar
placidamente
a toda sublime existência
e seguir desnudo
de corpo e alma.


Ouso, sim, viver,
sobretudo.


Por: Gustavo Figueiredo


O Gustavo é meu colega de pós, ele escreveu essa poesia depois de um fim de semana de workshop que mexeu muito conosco. É interessante analisar o conteúdo e pensarmos como estamos vivendo nossa vida, que essas coisas que na poesia foi tratada como 'ousadia', deveriam ser as coisas mais normais para nós, mas devido ao ritmo de vida que o mundo nos impõem, acabamos perdendo o contato com a vida e com nós mesmos. Assumimos o personagem que a sociedade deseja, fazemos faculdade, pós, inglês, espanhol, malhamos, usamos roupa da moda, permanecemos no emprego, somos bons filhos, pais exemplares, colegas educado, freqüentamos lugares badalados, enchemos nosso dia de atividades... não podemos perder tempo! Mas quando vamos viver? Entrarmos em contato com nós mesmo e percebemos como nos sentimos e o que queremos? A nos permitirmos, ou como disse a poesia, 'ousarmos', apreciar as coisa belas da vida e seguirmos nossos sentimentos? Quando as pessoas vão entender que SER é mais importante que ter?  E que estamos nessa vida para SERMOS FELIZES e não apenas termos felicidade?


Abraços!

Diogo Oliveira

Um comentário:

  1. Esta poesia é MAIS do que verdadeira...Mas a gente aprende, nem que demore um pouquinho, a reconhecer que nada é impossível, principalmente ser FELIZ!!! Eu estou vivendo este momento e, por este motivo, OUSO dizer que aprendi a depositar toda a minha FELICIDADE em apenas EU MESMA!!!

    ResponderExcluir