sábado, 28 de julho de 2012

O que a Dança significa para você?

- O que a Dança significa para você? - perguntaram para mim.


- Tudo! É o meu trabalho e também o meu lazer! É onde eu me encontro e também onde me perco! Onde faço contato com parceiras, amores, amigos, ambientes, música! Contato comigo, com o meu corpo e com meus afetos! É onde eu posso ser eu mesmo, ou ser qualquer um, ou ninguém! Onde posso assumir os meus vários Eus e as minhas várias formas! É a minha máxima expressão! Um momento de desligar do mundo externo e viver ali, com tudo o que a dança, a música, o ambiente, o par, as emoções, os sentimentos podem me proporcionar durante aquela dança!


Dançar para mim é viver visceral e intensamente!!!



E para você, o que a Dança significa? Aproveite o espaço dos comentários e compartilhe conosco! ;) 

4 comentários:

  1. Trocas poderiam ser as melhores coisas que o dançar nos proporciona.Boas trocas.De afeto, carinho, gentileza, alegria.Movimentos harmônicos e até desencontrados.
    Não existe coisa ruim na dança.Ninguém dança com alguém porque está com raiva ou porque quer se vingar.Procuramos dançar para sentir primeiro nós mesmos.
    Há danças como tudo na vida melhor sucedidas que outras e aí não é o dançar propriamente dito mas a relação entre os dançantes.Quando atinge-se um compartilhamento mínimo já há um ganho de energia maior.
    Mesmo no mínimo entendimento consegue-se compartilhar muita energia boa.
    Então dança é uma troca boa.
    A dança pra mim é sempre um começo percebido pelas trocas.Boas trocas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade o que você disse ali sobre a dança ser um momento de desligar do mundo externo. Foi com esse objetivo que eu procurei a dança, mas acabei descobrindo que a dança vai muito além disso. É uma atividade mental e fisicamente completa. E olha que faz só 2 meses que eu comecei, mas já estou completamente apaixonada e quero continuar praticando por muitos e muitos anos.
    Gostei do blog :)

    ResponderExcluir
  3. Dois pontos de vistas diferentes mas complementares!
    Mariana, quanto 'desligamos' do mundo externo passamos a dar mais atenção a nós mesmos, ao físico, ao mental e principalmente ao emocional e isso é maravilhoso porque estamos mais integrados a nós mesmo, ao que realmente somos e sentimos.
    Alcione (fiapo), vc levantou uma questão muito importante na Dança de Salão, o CONTATO, algo impossível de fugir neste tipo de dança. Ação que está ficando cada vez mais difícil nos dias vindouros. Falo do contato real, verdadeiro, pq contatos temos muitos, temos centenas de amigos no Facebook, a agenda do celular cheia, fazemos parte de vários grupos, tribos... Mas quantos contados verdadeiros, aqueles onde se envolvem o físico, o mental e o emocional, ou seja, o ser por inteiro, nós temos??? E é tão mágico que a dança pode proporcionar isso por um momento, por uma música e muitas vezes com uma pessoa que mal conhecemos ou ainda, totalmente desconhecida!!!

    ResponderExcluir
  4. Desde a infância somos estimulados a nos expressar oralmente. Vamos para a escola e somos alfabetizados. Acontece que, quando precisamos nos comunicar simplesmente falamos, escrevemos. Mas nem tudo cabe nesse vocabulário, por exemplo, as palavras não substituem o choro, quando eu abraço, nada do que eu digo se iguala a ele. Acabamos nos tornando analfabetos na linguagem do corpo, analfabetos porque, se perceber, quando uma música toca as crianças dançam sem inibição, eu diria até por instinto, então elas vão crescendo e apenas uma parte, como os pés, acompanham a música, até que se tornam adultas demais para isso. Eu tinha uma professora que dizia que quando dançamos meditamos, porque meditar é estar integralmente, e se quando dançamos a nossa cabeça percorre o que teremos a fazer mais tarde, pimba: não fazemos nem uma coisa, nem outra. Quem ao dançar, está a pensar ou fazer outra coisa, provavelmente está a fazer outra coisa, que não a dançar. Posso dizer que abracei alguém, que conversei com alguém, mas algo inigualável acontece quando eu danço com esse alguém.

    ResponderExcluir