sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Psicologia e a Dança de Salão

Antes de me tornar professor, quando era apenas um praticante de Danças de Salão sem maiores pretensões, comecei a perceber que o corpo enquanto dançava passava sinais de como era o comportamento da pessoa fora dos salões, no seu dia-a-dia. Como afirma a forte expressão e o famoso livro, 'o corpo fala', então comecei a ouvi-lo, sem grandes aprofundamentos ou avaliações, apenas percebia algumas características da dama a qual estava dançando, como independência, insegurança, auto-controle, dificuldade de contato, de entrega, entre outros, e aquilo me despertou um interesse.

Tive a idéia de fazer uma parceria com uma psicóloga para estudarmos o assunto, cheguei a conversar com algumas amigas profissionais e estudantes da área, elas achavam interessante, mas até então nada colocado em prática.

Quando comecei a lecionar, observei que era difícil conseguir alguns resultado com certos alunos, como correção de postura, desinibição, segurança, condução, resposta, entrega, ritmo e tantos outros. Muitas vezes eles até desenvolviam a ideia enquanto exercício, mas não conseguiam a deixar natural. Então comecei a me questionar se era só uma questão de didática ou se tinha algo a mais, se tinha alguma influência psicológica. A segunda hipótese me pareceu certa. E aí estava a psicologia me rodeando novamente.

Num dos forrós da vida, encontro uma amiga que não a via há um tempo. Ela estava terminando a graduação em psicologia e idealizando uma especialização em Psicodrama. Comentei com ela minha antiga ideia de estudo, até para quem sabe ela ser minha parceira nesta empreitada, pois além do conhecimento em psicologia ela também dança, mas sua ausência de tempo disponível adiaria mais uma vez minha ideia. Ou não.

Ter relembrado novamente esta ideia me fez ficar pensando a respeito, até que me veio o insight: eu mesmo vou estudar psicologia e desenvolver esta pesquisa!

Como não tinha 'paciência' para cursar mais uma faculdade, decidi por fazer uma especialização. Uma ex-namorada se especializou em Psicologia Corporal, enquanto estávamos juntos ela sempre comentava algo a respeito e eu me interessava, então fui pesquisar a respeito. Gostei! Tinha tudo a ver com a dança! Restava a instituição. Não gostei muito da forma de trabalho do centro onde ela havia concluído seu curso. Então fui conversar com uma amiga, professora de dança do ventre, que já estava cursando. Ela estava gostando muito e principalmente conseguindo fazer um paralelo entre a Psicologia e a Dança. Ela me indicou a instituição onde estudava. Entrei em contato, marquei a entrevista. Amei o lugar, as pessoas e principalmente como acolheram e apoiaram meu objetivo (opa, agora já era mais que ideia) de conciliar a Psicologia e a Dança de Salão. Fiz minha matrícula.

Agora estou na metade do segundo ano da Especialização em Psicologia Corporal no Instituto Reichiano, ainda tenho mais um ano e meio de curso. Não pretendo atuar na clínica, também não posso, pois como não sou graduado em Psicologia, não posso tirar CRP (credencial no conselho). Meu objetivo é entender o comportamento humano e, aprender e desenvolver formas de trabalho, para ajudar os alunos e dançarinos e se desprenderem das limitações que desenvolveram durante a vida, uma forma de ajudá-los a se libertarem através da dança.

Ainda não desenvolvi uma linha de trabalho com a utilização da Psicologia no auxilo à Dança de Salão, mas também não tenho pressa, pois ainda tenho meio curso pela frente, muito estudo e pesquisa. Algumas coisas já venho experimentando e tenho gostado do resultado. Se tudo der certo, em poucos anos apresento meu estudo a respeito.

Enquanto isso vou aproveitando o espaço do Blog para compartilhar algumas pesquisas a respeito da Psicologia Corporal, nem todas terão um paralelo direto com a Dança de Salão, mas com certeza alguma influência.

3 comentários:

  1. Ahh, muito legal Diogo!! Eu sou a amiga do forró, lembra? Então, já estou com minha monografia em andamento; fazendo uma mistura legal entre psico e dança de salão. Bjo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Diogo, eu estudo Psicologia e estou fazendo o meu TCC sobre o corpo falando através da dança de salão. Desde de pequena sou apaixonada pela dança e sempre fiz aulas de Jazz, infelizmente a faculdade me consumia muito e tive que parar, mas vi a possibilidade de defender o meu TCC falando desse assundo que eu tanto amo. Será que poderíamos conversar mais sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  3. Que bacana sou psicologa, especialista em psicologia do esporte e curso em psicologia da dança,se quiser conversar estou contruindo projetos para trabalhar com a dança espero que de certo, tambem danço e ja dancei diversos estilos :)

    ResponderExcluir