terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

5 ANOS ensinando Dança de Salão! Um resumo da minha história.

Neste início de Fevereiro estou completando cinco Anos como Professor de Dança de Salão. O que começou como oportunidade, numa demanda de necessidade e com um medo, foi envolvendo, tomando conta, e já há alguns anos virou profissão, e estou muito satisfeito e feliz com ela!!!

Para quem quiser conhecer vou contar resumidamente minha história com a Dança de Salão.

Começou ainda criança, eu tinha uns 10 anos e naquela época minha família costumava se encontrar bastante para comemorar os aniversários, e duas primas minhas com mais duas primas delas dançavam lambada ao som do Trem da Alegria, eu ficava morrendo de vontade de dançar, mas a vergonha me dominava! Então prometi para mim mesmo que quando eu crescesse aprenderia a dançar.

Em 2000, após ter feito um ano de faculdade e trancado, pensei no que poderia fazer no meu tempo livre, então passando pela rua de casa vi uma faixa divulgando a turma de Dança de Salão em uma academia, aí me veio o start, é isso que eu vou fazer!

No camarim do Baila Floripa, 2003.

Convidei meus primos e fomos, fizemos aula e gostamos, então o professor indicou a escola de dança na qual dava aula, falou que as aulas na academia não desenvolviam muito. Fomos conhecer. O professor era o Carlinhos Moro e a escola a Oito Tempos (na época era da Sandra Ruthes e do Paulinho - antes de virar Jaime Aroxa). Fiz um ano de aula lá com o Carlinhos e a Sandra. Fomos para lá em 5 pessoas, um primo, as duas primas que dançavam lambada e uma tia delas. Eles foram parando gradativamente, ficamos somente minha prima Josi e eu. No ano seguinte fomos fazer aula com a Tatiana Asinelli, que havia sido parceira do Carlinhos. Boa época essa, tínhamos um grupo que saíamos para dançar umas três vezes por semana e ainda nos reuníamos na casa de alguém no fim de semana para praticar. Dessa turma fazia parte meu até hoje grande amigo Elias Ferreira, que citarei a frente.

Uma pessoa desse grupo, a Maria Alice, montou uma escola de dança, a Dançare, ela reuniu no mesmo lugar dando aula o Carlinhos e a Tatiana, foi bem bacana, mas escola não durou muito.

Nesse período estava namorando uma menina que conheci através da dança, e coreografados pelo professor dela, o Nil Ramos, dançamos, vestidos de punk, um soltinho no Baila Floripa de 2003, foi muito show!

No ano seguinte me afastei da dança por dois motivos, o primeiro é que sempre que saia com a namorada para dançar, acabávamos estressados, pois quando os movimentos não aconteciam como gostaríamos um culpava o outro - coisa que acontece com boa parte dos casais, mas que na época não soube lidar - e o segundo motivo é que comecei a fazer faculdade, aí não sobrava muito tempo e nem dinheiro.

Essa faculdade eu terminei! E o namoro também. Sou formado em Tecnologia em Marketing de Varejo pela OPET.

Minha primeira coreografia: Saudades de Jackson, 2006 - Diogo e Marcia.

Mas como a dança é algo viciante, não consegui ficar longe por muito tempo. Meu grande amigo Elias Ferreira havia se casado com a Janaisa, eles se conheceram na Dançare e eu tive a felicidade de ser padrinho do casamento. Ela já era professora de ballet e ele tinha muita vontade de dar aulas de Dança de Salão, então eles montaram uma escola no Capão da Imbuia chamada Primeiros Passos. Eu passei a frequentar, ajudando nas aulas, substituindo-os quando viajavam, fazendo aula de tango - eles dançavam muito bem Tango - Em 2006, tive a oportunidade de montar montar minha primeira coreografia, algo que já desejava a um tempo, um samba de gafieira, Saudades de Jackson, apresentado no espetáculo de fim de ano, A Praça é de Todos. Quem dançou comigo foi a Marcia Toledo, começamos como parceiros e terminamos como namorados.

Como eu tinha facilidade para ensinar, muitas vezes me perguntavam por que eu não dava aula, e eu sempre respondia que a dança era um hobby para mim. Até que em 2007 caiu no meu colo a oportunidade de dar aulas de Dança de Salão, o Elias havia sido convidado para dar aula em duas academias, mas para ele não era interessante deixar sua escola, então ele me indicou. Naquela época eu era proprietário de um Café & Confeitaria. Como todo início de negócio tem suas dificuldades e o dinheiro que entrava lá mesmo ficava, então eu aceitei para ter uma renda extra.

Assim comecei, com medo que a minha paixão depois que virasse obrigação perdesse o encanto! Na Academia Débora de Carvalho fiquei por seis meses e na Academia Vip Fit estou até hoje. A Marcia era minha assistente no início. E o medo era apenas uma ilusão, a paixão ganhou uma nova proporção! O mesmo tesão que tinha dançando, tinha dando aula!

Espetáculo Duas Artes da Flor de Lótus, 2009 - Diogo e Daniele Brongel.

O meu empreendimento eu cansei e vendi em 2007, nove meses depois de ter comprado. Veio um novo trabalho, o desemprego, o trabalho como vendedor de carros, e sempre dando aulas!

Na metade de 2008, durante uma das minhas seções de terapias com florais, minha terapeuta me perguntou por que eu não trabalhava só com dança, já que era algo que eu gostava e alguns meses ganhava mais do que como vendedor! Aquela pergunta foi um choque para mim! O medo inicial voltou! Dar aulas de dança ainda era um trabalho complementar, que se eu não quisesse mais era só parar, mas a partir do momento que virasse minha única fonte de renda não seria fácil voltar atrás, além de que eu já contava com 27 anos de idade, já tava na hora de dar certo em alguma coisa e, a imagem que passam é que não é fácil viver da arte. Mas felizmente tem dado certo! Sabe quando te dizem para trabalhar em algo que gosta, que você faria de graça se não precisasse do dinheiro? Eu sei muito bem o que é! A sensação que eu tenho é 'ainda me pagam para fazer isso'!

No final de 2008, no período da crise que abalou principalmente o mercado automobilístico, as lojas começaram a demitir, pedi para ser incluído nessa lista. E, a partir do 2009, passei e me dedicar integralmente a carreira de Professor de Dança de Salão!

Coregrafia Trio Forrozeiro no Espetáculo Sensações da Dance Sempre, 2010.

No meu currículo tenho:
Academia Vip Fit - 5 anos;
Stark Sports - 4 anos;
Play Academia - 2,5 anos;
Dance Sempre Espaço Cultural - 2 anos.

Além dessas que trabalho atualmente, tive:
Academia Débora de Carvalho - 6 meses;
Academia Heavy Weight - 2,5 anos;
Estúdio Flor de Lótus - 1 ano;
Academia Flex - 1 ano.


Tenho metas, projetos, idéias... Uma das metas é publicar um estudo que estou fazendo sobre Dança de Salão e Psicologia Corporal, minha especialização termina no final do ano, ainda tenho um tempinho. Uma idéia é ter minha própria escola, mas essa não tem urgência. E tem outras coisas, que conforme a oportunidade vocês acompanharão por aqui.


Quero aproveitar para deixar aqui meu agradecimento às pessoas que tiveram participação importante nessa história:
Amigos: Elias Ferreira e Janaisa Maes.
Mestres: Carlinhos Moro, Tatiana Asinelli, Sandra Ruthes, Giuliana Mafio e JuChocolate.
Alunas, amigas, parceiras, assistentes, e algumas também namoradas: Marcia Toledo, Kelly Cristina, Viviane Lazzeris, Laís Alves, Carolina Rocion e Aline Michels.
Pessoas que acreditam no meu trabalho e me dão oportunidade: Alex Colin, Regina Monticelli e André Vicente.
Alunos e amigos: Luis e Rosangela Duarte, Rafael Adão, Daniele Oliveira, Eliane Camargo e muitos outros que deixariam essa lista infinita mas que se não estão próximos corporalmente o estão virtualmente.

Muito obrigado a todos que ajudaram a construir essa história e aos que ainda fazem parte dela!

21 comentários:

  1. Diogo, parabéns pelos seus 5 anos de dança...vc merece...ei, acho q vc esqueçeu de colocar o meu nome ai meu amigo...kkk...antes de ir embora pra BRASILIA, não sei se ainda lembra( faz tempo..kkkk), dei aulas de zouk pra vc e pra Dani...lembra disso???bom, o importante mesmo é que esta de parabéns, pois viver da dança, que não somos exatamente um Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Jimmy de Oliveira,Bolacha,entre outros super famosos q estao na midia, tem que gostar e ralar muito...mais,muito ,MESMO...portanto vc é um HEROI...e reforço um trecho do seu texto onde vc diz...."..me pagam pra fazer o que eu mais gosto...faria de graça se pudesse.." este é o verdadeiro sentimento de que amamos o que fazemos...abraços...Vander Constant

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vander!!!
      Confesso que esqueci de citar você no resumo, lembrei quando estava postando comentário no face... Mas não esqueci das suas aulas não! Muito obrigado mesmo pela sua participação na história! E me desculpe pelo esquecimento?
      Realmente não é fácil viver de dança. A falta de apoio, reconhecimento e valorização são muito grandes. Mas como se ama o que faz, o negócio é usar o jogo de cintura brasileiro e levar da melhor forma possível!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. parabéns Professor.Poucas pessoas tem consciencia de que cada um faz a sua história e, aqueles que sonham com o futuro e a trabalham, fazem melhor essa caminhada de sucesso.É o que lhe desejo e, como seu aluno, agradeço pelo que aprendi até agora.Abraços do fiapo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fiapo!
      Conto contiog não só como aluno, mas também como amigo para me apoiar e auxiliar na continuidade deste trabalho!
      Abraço.

      Excluir
  3. É isso aí Diogo!!! Guerreiro na dança!!! Foi um grande prazer participar desta história...e quem sabe eu volto para essa área novamente :)
    Um grande abraço e desejo muito sucesso nesta carreira maravilhosa!!

    Daniele R. Brongel ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dani!!!
      Tbm desejo que vc trilhe por uma carreira com muito sucesso!
      Bjão.

      Excluir
  4. Muito legal saber mais sobre sua trajetória e tudo que o trouxe até aqui! Parabéns por esses cinco anos! Que vc continue amando o que faz, e por isso mesmo fazendo tão bem (se eu não achasse exatamente isso não estaria lá todo santo dia...). Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Diogo Oliveira, mais que professor, você é um querido amigo! Não sabia como tudo havia começado mas, a gente percebe que você está no seu caminho certo... Parabéns por suas conquistas!!! Continue aprimorando seu dom. Lute pelos seus sonhos!!! Estarei torcendo sempre por você, te desejo muito sucesso!!! Beijos, Con =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Con!!! Também te considero uma amiga! Espero que esteja sempre por perto! E quando possível como aluna tbm! :D Bjão.

      Excluir
  6. Parabéns Diogo, que além de ser este grande amigo o qual esta sempre presente em nossas vidas, é também este grande profissional que nos ajuda a cada aula, muito bacana a sua história e melhor ainda é compartilhar com todos aqueles que o conhecem, parabéns e sucesso sempre.

    Seu sempre amigo Osmar Ritter Jr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Osmar! Indo e vindo, mas sempre por perto, valeu pela amizade e pelas felicitações! Desejo sucesso para vc tbm na sua carreira artística! Se é isso que quer e gosta de fazer, é acreditar e trabalhar!
      Abraço!

      Excluir
  7. Nossa! Que legal! Fico muito feliz de saber que você está bem e feliz. Parabéns pela caminhada e conquista.
    Costumo sempre repetir uma frase que meu esposo não me deixa esquecer e que começou na brincadeira, mas depois, pensando bem, é a pura verdade; CADA UM TEM O QUE MERECE! Ou seja, colhemos do que plantamos, seja em que sentido for.
    Sendo assim, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dani!!! E ele tem completa razão, só colhemos o que plantamos, a vezes a colheita é mais demorada, mas é certa!!! Saudades! Bjão.

      Excluir
  8. Diiii.... Parabéns pelos 5 anos de Professor... Gosto muito do seu trabalho.... Fico bem feliz por todas as suas conquistas... VC MERECE!!!!!
    Meu 1º Professor de dança... muito obrigada... já aprendi mto com vc... e ainda tenho MUITOOOOOOOOO o que aprender: "respira Fernanda".... kkkk! "Como faço isso Di?"... Adoroooo não só as aulas, mas tbm o amigo que se tornou para mim em todo este tempo que temos convivido! Valeu Di e Parabéns de novo!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fer!!! Continua indo para as aulas que trabalhamos esse 'respira Fernanda'! :D Bjão.

      Excluir
  9. Eu não tenho como agradecer vc na minha vida, foi com vc que aprendi os primeiros passos e fui crescendo e me apaixonando ainda mais pela dança atraves do que vc me passava sobre a dança, comecei meus passos com vc e quero dar os ultimos tbm, que sejamos sempre bons parceiros e conte sempre com a ruiva pentelha aqui.
    Um beeeijao e muito obrigada por tudo de bom que vc ja me ensinou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Aline!!! É muito bom dar aulas para pessoas que se envolvem, se dedicam, que praticam, que questionam, que vão atrás de informação e querem evoluir! Vc se encaixa em tudo isso! Vc evoluiu muito na dança e bem rapidamente! Se continuar assim terá muito futuro! Muito obrigado por todo o apoio, pela ajuda, amizade, parceria, por comprar as minhas idéias, aceitar as experiências, aguentar o meu mal humor, pelo carinho e tudo mais! Bjão.

      Excluir
    2. conte seeempre comigo!e vc tbm aguenta minhas teimosias entao ta td certo..hahaha..beeijos e vamos que vamos!

      Excluir