terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Dança - por Alcione Lara

por: Alcione Lara (fiapo)

Mexer-se é bom demais! Acompanhado então, maravilhoso. E com música....
Parece óbvio. E, é? Não sei. Sinceramente, tenho a impressão que no Brasil musical, pouco se dança. Saculejar-se - não sei se existe esta palavra -, é da nossa cultura mas dançar, dançamos mal e pouco. Prova disso são as mulatas que em grande numero sambam no pé mas em geral não sabem dançar um samba conduzidas por um cavalheiro.
Dança no meu entendimento, deveria fazer parte do curriculum escolar básico. Assim, desde pequenos dançaríamos e com certeza teríamos em nossa formação um valor agregado maior.
A dança, faz bem à saúde. Pelo mexer-se, fisicamente. Pelo relacionamento social, psiquicamente/emocionalmente.
Especficamente, a dança de salão dá suportes interessantes à educação para o relacionamento e convívio social em geral.
O cavalheiro na aprendizagem da condução, desenvolve a atenção para as damas, desenvolve a gentileza e a capacidade de moderar a sua força e orientá-la no sentido mais eficaz e delicado enquanto que a dama, aprende a valorizar-se e conter-se e esperar o momento mais preciso para participar do movimento cênico de acompanhar o cavalheiro.
Tivéssemos aulas de dança desde pequenos, seríamos mais gentis, sensuais, cortezes e ao mesmo tempo mais efetivos na maneira de ser e fazer, seríamos mais alegres e saudáveis sem dúvida.
Isso é o que penso no geral para todo mundo.

Coreografia de Samba no Espetáculo Sensações da Dance Sempre, 2011.

Pra mim a dança tem me dado muito.
Comecei aos 59 e alguns meses a dançar. Me sacudia pois dançar não sabia.
Tenho conhecido e convivido com pessoas interessantes fazendo novas amizades, ouvindo e conversando e rindo muito. Acho que sou o aluno mais velho na escola e me sinto um piá no meio dos piás e das meninas a maioria de menos de 30 anos.
O mexer-se, tem feito muito bem para minha saúde e a aprendizagem também pois além do desafio físico está presente o mental e emocional.
De início, tinha vergonha e medo do contato com as damas.... coisas da educação de outros tempos. Tive a oportunidade inclusive de superar o desafio de dançar com um homem quando certo dia não havia damas suficientes na aula e hoje posso rir, mas naquele dia tive de superar um desconforto inexplicável pela ignorancia de então. Dancei aprendendo com o professor Diogo, meu primeiro professor de dança.
Pois é, passaram-se mais uns tres meses e o professor Samuel também da Dance Sempre me convidou para fazer parte de uma apresentação num espetáculo da escola Dance Sempre... e lá fui eu, meio atrapalhado e empurrado pela turma e ajudado por todos e acabei fazendo parte do desenvolvimento e apresentação de uma coreografia belíssima criada pelo citado Samuel.
Finalizando, digo que a dança tem feito bem à minha saúde física, mental e emocional e além disso tem me oferecido muitas escolhas de amizade e aprendizado.
Recomendo a dança para todos!
Abraços.

Um comentário:

  1. Fiapo, fico muito feliz com a sua participação! É o primeiro a escrever para o Blog, fique a vontade para compartilhar as suas experiências conosco!

    Você colocou muito bem, a dança mexe não só com o físico, mas com o mental e o emocional também! É por esse motivo que a consideram terapêutica.

    Outro aspecto maravilhoso da dança de salão, é o social! Conhecemos muitas pessoas e fazemos vários amigos e até alguns amores, por que não?!

    Muita dança para ti!!!
    Grande abraço e muito obrigado pela participação!

    ResponderExcluir